sábado, 18 de fevereiro de 2012

XANGÔ – SENHOR DO FOGO OCULTO

Na natureza, qualquer energia só pode ser transformada se houver um motivo justo para isso. É necessário que uma força chamada Justiça para que seja dado o arranque na força de cármica que oferece o nosso estado espiritual. É a força do fogo etéreo. É ainda chamada de força dirigente da alma e o movimento de vibração da energia oculta. Xangô é o fogo latente na pedra e, ao mesmo tempo, a própria pedra na qual se buscam os seus atributos que são: rigidez, implacabilidade e estabilidade. Ele é a fulguração no plano material e espiritual. 


Considerando como simbolismo Da lei de causa e efeito, na figuração do fundamento, ressalta o sentido de luta e esforço do homem para elever-se das sombras e aclacar o seu interior buscando o aperfeiçoamento. Sua cor é marrom e é possuidora de grande força como expressão física, conjugando matéria e assim, devoção e resignação pelo modo vigoroso que revela na constância da vibração. Exerce seus domínios sobre os raios e trovões, porem exerce sua força maior nas pedreiras. 


O significado mágico de seu nome está na formação da palavra: XA – senhor, dirigente, ANGÔ- fogo oculto. Xangô equivale a senhor da alma, senhor do fogo oculto. É sobre esta linha de força espiritual que se agrupam todos os espíritos que coordenam a lei de causa e efeito, decorrente da lei cármica, na forma de caboclos mesmo que suas origens sejam orientais, pois como caboclos, estão mais próximos da natureza e do estado primitivo tal como a pedra, o mundo material e espiritual.

Falanges ligadas a Xangô:
1 – Falange Xangô kaô 
2 – Falange Xangô Alafim 
3 – Falange Xangô Alufan 
4 – Falange Xangô Agodô 
5 – Falange Xangô Aganju 
6 – Falange Xangô Abomi 
7 – Falange Xangô Dijacuta

Pedras e ervas do Orixá:

Uso Terapêutico: Grumerita – Jaspe – Carnalina – Quebra-pedra – Manjericão 
Chara básico: trabalha todos os problemas relacionados com esta área. 
Grumerita – para queimaduras, ossos, abdômen, dores em geral, contusões. 
Jaspe – ativa a circulação e reforça as células danificadas. 


Cornalina – queimaduras, doenças digestivas, rins, fígado, próstata, cicatrização, impotência, infertilidade. 


Quebra-pedra – antidiabetica, diurética, sodorifera, antigota, próstata, cálculos renais, cálculos biliares. 
Manjericão – fortificante, elimina marcas na pele aplicando como cataplasma, dores de cabeça.

Uso Espiritual:
- Grumerita – Jaspe – Carnalina – Quebra-pedra – Manjericão 
Xangô – orixá da justiça, quebra demanda. 
Cor marrom – cor da disciplina e inflexibilidade, boa para pessoas dispersas. 
Grumerita – utilizada para quebrar magia, estimulante a lutar, liga o médium ao orixá. Jaspe – envia a energia negativa para sua origem. Usada em regressão, lembra os eventos traumáticos da vida presente. Mantém a pessoa com os pés no chão.


15/02/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário