sábado, 18 de fevereiro de 2012

OXOSSI – CAÇADOR

A existência da força cósmica é um mistério. Por isso nós dizemos que ela é mística. Sabe-se que ela existe, mas como e por que é um mistério. A força mística, desconhecida, a energia que impulsiona ou que alimenta qualquer atividade de origem espiritual chama-se Oxossi.


Assim, pode-se dizer que Oxossi é a vibração que influencia no misticismo das almas, que doutrina e interfere nos ares físicos e psíquicos. A vibração original é oriunda do verde e denomina-se assim a vegetação, sendo por isso o símbolo da manutenção, já que a mata abriga os alimentos e detém o segredo dos remédios naturais. Oxossi é caçador, é a própria fecha, identificando-se com o elemento ar, que é regulado pela vegetação.
Define-se então Oxossi como o caçador de almas que atende na doutrina e na catequese. O significado mágico do seu nome está na formação da palavra; OX – ação ou movimento, O círculo ou circular; SSI – viventes na terra. É o próprio éter vital.
Esta linha de força agrupa os espíritos de caboclos e caboclas das matas, que regem a lei da sobrevivência e a disciplina da obediência. Dela vem os ensinamentos de como viver em grupo, respeitando o direito dos seus participantes, transmitindo também grandes ensinamentos da ajuda e solidariedade humana.


Falanges ligadas a Oxossi: 1-     Falange caboclos Ianques (pele-vermelha)
2-     Falange caboclo Araribóia (Tupacynynga) 3-     Falange caboclo Jurema (Muyrakytan) 4-     Falange caboclo Guarani (Aráuna) 5-     Falange caboclo Tamoios (Grajaúna) 6-     Falange caboclo Tupi (Tatauy) 7-     Falange caboclo Urubatão (Guaraci)



Pedras e ervas do Orixá:

Uso terapêutico: Quartzo-verde – Jade – Esmeralda – Samambaia – Eucalipto 
Quartzo-verde – Estimula o tecido muscular, fortalece o sangue. 
Jade – alivia desarranjos no sistema imunológico. 
Esmeralda – aumenta o apetite, benéfica para os males femininos, pedra da cura. 
Samambaia – reumatismo, em cataplasma cura feridas. 
Eucalipto – asma, bronquite, corisa, coqueluche, disenteria, febre, diabete, gripes, sinusite, pneumonia, cataplasma para reumatismo.

Uso Espiritual: Quartzo-verde – Jade – Esmeralda – Samambaia – Eucalipto 
Oxossi – Entidade que mostra o verdadeiro caminho. 
Cor verde – cor da perseverança, da saúde em geral, espiritual e física. 
Quartzo-verde – faz com que a pessoa encontre um bom caminho. 
Jade – é uma pedra de alta proteção, contra magia e feitiçaria. 
Esmeralda – facilita a divinhação, traz apenas energia positiva. 
Samambaia – abertura de caminho. 
Eucalipto – afasta obsessores – abre caminho para trabalho.



15/02/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário